domingo, 30 de outubro de 2011

Benefícios do Pilates de solo

PILATES 


O método Pilates foi criado no começo do século vinte pelo alemão Joseph Pilates. Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. O Método Pilates foi elaborado como um sistema de exercícios para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente é o foco desse método.
      O método consiste em mais de 500 exercícios utilizando aparelhos com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos. Muitos exercícios são baseados no Hatha Yoga, respiração profunda, meditação e exercícios gregos e romanos.
Benefícios do Pilates
      Estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado. Além disso, promove melhora nos níveis de consciência corporal e melhora a coordenação motora. Fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma, ajudando a aliviar pinça mentos e compressões de discos.
      Todos esses benefícios citados ajudam a prevenir e reduzir riscos de uma futura lesão proporcionando inclusive alívio de dores crônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário